Centro Educacional Xodó da Tia Joyce

Jogos

Jogos

Clique e divirta-se

Brinque com seus amigos os melhores jogos online.

Trabalhe Conosco

Trabalhe Conosco

Preencha e formulário e aguarde uma oportunidade

Clique aqui

O Xodó

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DO

CENTRO EDUCACIONAL XODÓ DA TIA JOYCE


          O Centro Educacional Xodó da Tia Joyce, fundada em 25/04/1993, entende a criança como um ser pensante, criativo, dinâmico e formador de conceitos. Fazendo caminho com o aluno, induzindo-o à descoberta e levando-o a uma visão ampla, de totalidade.
          Professor e aluno percorrerão juntos o caminho do desenvolvimento da compreensão do conhecimento, tendo primeiro o compromisso do domínio do conteúdo, mas deixando portas abertas para formas diferentes deste caminho, que poderá ser descoberta pelos alunos. O despertar da curiosidade e o porquê do aprender estarão presentes em todos os momentos.
          A escola com sua função de ser criadora e recriadora de idéias, de diversidade, se coloca num papel de agente de transformações, de inovações que contribui  com o crescimento dos alunos, dos pais, da comunidade em geral.
          A família estará presente neste processo, onde a escola e a família estarão unidas pelo mesmo ideal; a Educação!

 

 

COLÉGIO EXTENSÃO X, C.E. XODÓ DA TIA JOYCE E SISTEMA DE ENSINO ENERGIA:

UMA PARCERIA DE FORÇA POR UM ENSINO DE QUALIDADE!

 

          O Centro Educacional Xodó da Tia Joyce e o Sistema de Ensino Energia vêm solidificando uma parceria que tem um objetivo comum: a qualidde da educação. Essa parceria que se dá pelo uso do material didático e pela assessoria pedagógica implementados pelo Sistema Energia.

          O material didático do Sistema de Ensino Energia é exclusivo e é produzido por autores que são especialistas e também professores de cada uma das áreas do conhecimento. Como ocorre no atual sistema de ensino brasileiro, o material didático passa por contínuo processo de atualização e de renovação em atenção a pressupostos teóricos de base sócio-histórica (também denominada de sociocultural ou histórico crítica), a exemplo dos fundamentos seguidos pelos PCN's, pela Proposta Curricuar de Santa Catarina, a Prova Brasil, o Enem.

          Em atenção aos três segmentos da educação: alunos, família e escola, a Assessoria Pedagógica promove formação continuada aos/às professores/as; orienta a elaboração do material didático para melhor atendimento às características dos alunos e das bases teórico-pedagógicas, considerando as contribuições do corpo docente; desenvolve encontro com pais e alunos para a reflexão de temas voltados ao desenvolvimento estudantil, pessoal e profissional dos alunos.

 


» A ESCOLA OFERECE:

- Amplo espaço físico direcionado para a Educação Infantil;

- Profissionais capacitados na área e que amam o que fazem;

- Biblioteca;

- Cineminha - Data Show

- Sala de Dança;

- Brinquedoteca;

- Sala de leitura e vídeo, dvd e tv cabo;

- Quadra de esportes com gramado sintético;

- Laboratório de informática;

- Diversificado parque infantil e área recreativa;
- Aulas Extras de: dança, capoeira, informática, inglês, educação física e escolinha de futebol;

- Transporte próprio: Para maior comodidade aos pais e segurança a seus alunos, o Centro Educacional Xodó da Tia Joyce oferece "Transporte Escolar" próprio. É o nosso Xodomóvel em ação! Entre em contato com a direção da escola que o Xodómovel buscará seu filho na porta de sua casa. Buscando sempre a qualidade em tudo o que se propõe a fazer, além de motorista qualificado, uma tia ficará junto as crianças. Ele serve também para as saídas das crianças da escola como aniversários, passeios e outros.

 

» PERÍODOS

Matutino: 7h30min às 11h50min  

Vespertino: 12h45min às 18h (+ 15min de tolerância) 

Integral: 7h30min às 18h (+ 15 min de tolerância)

 

» UNIFORME ESCOLAR: Uso obrigatório

Vendas:

- Malharia Kilter: 3522-1330 / 35212064

- Malharia Pricis: 3524-4548

- Malharia Cuth-Cuth: 3524-6530 ou 98860-2743

- Malharia V'Guves: 3524-4506

 

 » SEGURO ESCOLAR

          O seguro escolar cobre qualquer acidente dentro de todo o território nacional, 24 horas por dia.

          O aluno após a matrícula já estará segurado, desde que tenha efetuado o pagamento do seguro.

          O valor do seguro escolar será incluído na mensalidade de cada mês.

 

» AGENDA ESCOLAR

          Importante meio de comunicação entre a família e a escola. Será adquirida no 1º dia de aula.

 

» DESCONTO MENSAL

          Lembramos que as mensalidades que forem pagas rigorosamente em dia receberão todo o mês o desconto de R$ 20,00.

          O desconto somente será oferecido para os pagamentos até o 5º dia útil. Os boletos serão entregues até o dia 30 de cada mês que antecede o vencimento (5º dia útil próximo), e poderão ser pagos nas Agências Bancários, Casas Lotéricas ou caixas eletrônicos e após o vencimento somente no Banco Sicoob - Credisulca.

 

» PRÊMIOS RECEBIDOS COMO A MELHOR ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO:

          Nossa escola recebe muitos  prêmios como escola destaque do Município, eleita pelo voto popular.:
(2001) FAMA - Pesquisas e Publicidade
(2002) FAMA - Pesquisas e Publicidade

(2003) FAMA - Pesquisas e Publicidade
(2004) PODHIUM - Pesquisas e Publicidade
(2004) FAMA - Pesquisas e Publicidade
(2004) MÉRITO - Pesquisas e Publicidade
(2005) FAMA - Pesquisas e Publicidade
(2005) MÉRITO - Pesquisas e Publicidade
(2005) PREMIER - Pesquisas
(2005) FAMA - Destaque Diretora
(2005) Prêmio IMPRENSA
(2006) Prêmio PODHIUM - Pesquisas e Publicidade
(2006) Prêmio FAMA - Pesquisas e Publicidade
(2006) Prêmio PREMIER - Pesquisas
(2006) Prêmio IMPRENSA
(2006) Prêmio MASTER - Pesquisas
(2006) Prêmio FAMA - Destaque Diretora
(2007) Prêmio Podhiun Pesquisas
(2007) Prêmio Platinun Pesquisas
(2007) Prêmio Fama- Destaque diretora
(2007) Prêmio Fama- Escola Destaque
(2008) Prêmio Podhiun- Pesquisas

(2008) Prêmio Platinun Pesquisas

(2008) Prêmio Fama - Escola Destaque

(2008) Prêmio Fama - Diretora Destaque

(2009) Prêmio Platinun- Escola Destaque

(2009) Prêmio Fama - Destaque em Ensino Infantil 

(2009) Prêmio Fama- Destaque em Ensino Fundamental 

(2009) Prêmio Fama - Destaque Diretora de Escola

(2010) Prêmio Fama - Destaque Diretora de Escola

(2011) Prêmio Fama - Destaque Escola de Ensino Fundamental

(2011) Prêmio Fama - Destaque Diretora de Escola

(2011) Prêmio Premier - Destaque Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

(2012) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

(2012) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2012) Prêmio FAMA - Melhor Escola em Educação Infantil

(2013) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

(2013) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2013) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Educação Infantil

(2014) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Educação Infantil

(2014) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2014) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Médio

(2014) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

(2015) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Educação Infantil

(2015) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2015) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Médio

(2015) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

(2016) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Educação Infantil

(2016) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2016) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Médio

(2016) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

(2017) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Educação Infantil

(2017) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Fundamental

(2017) Prêmio FAMA - Melhor Escola de Ensino Médio

 

(2017) Prêmio FAMA - Destaque em Direção de Escola

_________________________________

 

  Empresas Conveniadas com o Xodó da Tia Joyce/ Colégio Extensão X

 

          Mediante a apresentação do boleto escolar do Extensão X e Xodó você receberá desconto nos seguintes locais:

 Academia de Artes Tom e Voz - (48) 9.9964-5882 - 15% desc. Aulas de violão, teclado. guitarra, contrabaixo, musicalização e teatro.

 

Anima Fest - (48)9.9949-5377 / (48)9.9978-8836 - A tabela de valores está disponível na secretaria da escola, já com os descontos.

 

Clínica de olhos São José - (48) 3524-5063 - R$: 100,00 a consulta

 

 

Consultório Veterinário Kátia Viana - (48) 3524-5495 / (48) 9.9148-0164 - 10% de desc. conforme o atendimento

 

 

Escola de Idiomas Wizard – 3524-0101 - 50% de desc. na mensalidade (alunos) e 25% de desc. para funcionários

 

 

Farmácia Bem viver - (48) 3524-6644 - Medicamentos éticos 15% desc. / Med. Genéricos e Similares 30% desc. / Perfumaria 10% desc.

 

 

Farmácia de Manipulação A Essência - (48)3524-0039 - 10% desc. em produtos manipulados (menos homepatia florais e revenda)

 

 

Fisiostar - Centro de prevenção e reabilitação - (48) 3524-8323 / (48)99858-8259 - 15% de desc. em Pilates, Treinamento Funcional, Hidroterapia, Hidroginástica, Hidropower, Natação. Desconto para Fisoterapia conforme as solitações.

 

 

KNN Escola de Idiomas - (48) 3526-0765 - 30% de desc. nas aulas de Inglês e Espanhol

(Inglês de a partir de 4 anos, espanhol a partir de 14 anos)

 

 

Laboratório Bioanálises - (48) 3522-0487 - 25% à 40% desc. (dependendo do exame)

 

 

Laboratorio Lab Vida - (48)3522-0884 - Até 50% de desc. em exames

 

 

Loja Marbon - (48)3524-6169 / (48)9.9993-6159 - Apresentando o Cartão Fidelidade, receberá 20% desc. a vista ou 10% desc. parcelado.

 

 

Mente Priori Dr. José Hamilton Veran Bussolo (Neurologia Clínica) (48) 3524-5195 / (48) 99618-7972 - R$ 80,00 de desconto nas consultas (Para exames de eletroencefalograma e eletroneuromiografia o valor é conforme o pedido do médico)

 

 

Nutricionista Camila Becker - (48)9.9988-1781 - 20% de desc. na consulta.

 

 

Ortotrauma/Centro Clínico São Lucas - (48)3524-0585 - Drª Lorena (Ginecologista- R$:250,00) / Drª Marciane (Psicóloga – R$: 100,00) / Drº Roberto (Cirurgião Geral – R$:290,00) / Drª Simone (Fonoaudiologa - 160,00) / Drª Andrea (Ginecologista – R$: 200,00) / Drº Eduardo (Urologista – R$:200,00) / Drº Julio (Cirurgião Geral – R$: 250,00) / Drº Juarez (Pediatra- R$:200,00) / Drª Rafaela (Dermatologista- R$: 250,00) / Drº Tulia (Ginecologista- 250,00) / Drº Vinicius (coloproctologista – R$: 150,00) / Drª Michele  (nutriciosnista – R$:170,00) / Ultrassom Drº Valter (desc. Conforme a consulta)

 

 

Osteofisio - Centro de Reabilitação e Fisioterapia - (48)3522-0041 - 50% em atendimento de fisioterapia

 

 

Psicóloga Alcionéia Scremin - (48)9.9916-1037 / (48)3522-1617 - 35% desc.

 

 

Psicopedagoga Priscila Valnier Alixandre - (48)99621-6013 - 20% desc. por sessão.

 

 

 

Refrigeração Zanette - (48) 3524-9098 - 10% de desconto á vista.

 

 

  Atenção! A lista será sempre atualizada pelo site.

 

Obs.: Caso mais algum segmento tenha interesse em entrar para a lista de descontos especiais, favor entrar em contato com a secretaria da escola (Extensão X 3522-1020 | Xodó 3524-1619).

______________________________

  

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA VOLTA ÀS AULAS

 

 1- Procure compreender o tempo da criança. Cada uma reage a seu modo. Mesmo para os alunos que já eram do colégio, pode levar tempo para voltar a se acostumar com o cumprimento dos horários, das diferentes rotinas e do dia-a-dia em casa e na escola.

2 -Transmita confiança à a criança com relação à ida dela para a escola. A ansiedade, sentimento natural tanto para adultos quanto para crianças, deve ser controlado para não causar insegurança nos pequenos. Quando a família está insegura, deixar o filho na escola pode ser mais difícil para os pais do que para as próprias crianças.

3- Jamais diga à criança que “já volta”, se vai demorar horas para voltar. Explique o que de fato vai acontecer. Por mais sofrido que possa parecer de imediato, a criança acrescerá confiante de que a palavra dos pais é sempre verdadeira.

4- Encare o choro como manifestação natural da criança, que cessa com o envolvimento nas atividades e brincadeiras proporcionadas pelo colégio. Essa é uma resposta social para transmitir aos adultos que ela está com medo das mudanças. Para minimizar, chegue com tempo à escola e passeie com a criança para ela conhecer melhor esse espaço. Chama atenção dela para as coisas que vê: brinquedos, murais, outras crianças, parquinhos...

5- Crianças menores ou que vem à escola pela primeira vez podem fazer adaptação gradativa – os pais vêm buscá-las mais cedo.

6- Se a criança desejar, pode trazer um brinquedo de casa na primeira semana de aula. Nas semanas seguintes, haverá dia específico para isso.

7- A comunicação dos pais como colégio é sempre muito importante. Nossa equipe pedagógica está sempre disponível para atendê-los  e ajuda-los no que for preciso! Anote na agenda qualquer informação que possa ajudar na adaptação da criança. 

 

LIMITES NA INFÂNCIA

 

        Hoje existe certa desorientação dos pais em relação à autoridade que exercem sobre seus filhos.

         De três gerações para cá, verifica-se uma mudança radical e significativa na posição dos pais quanto à colocação dos limites e das regras disciplinares em seus filhos. Se por um lado até as décadas de 40 e 50, a maneira de educar os filhos seguia uma direção vertical, na qual os pais exerciam sua autoridade de cima para baixo sem maiores questionamentos. A geração seguinte, a partir do final dos anos 60, incomodada pelo autoritarismo, ao assumir o lugar dos pais agiu no extremo oposto, optando por mais permissividade

       A falta de limites tem conseqüências negativas para a criança e seu desenvolvimento, afinal a criança que não aceita regras, seja para jogar um jogo, para andar no ônibus, para se comportar na escola, terá dificuldades para conviver com os outros.

           Os limites ajudam a criança a tolerar frustrações e adiar sua satisfação. Ela tem que apreender a esperar sua vez, a compreender que existem outros e que precisa compartilhar. A insuficiência de limites pode conduzir a uma desorientação, a uma falta de noção dos outros, de respeito e até à criminalidade em alguns casos extremos.

         Colocar limites não significa ser autoritário, mas sim ter autoridade. Através da colocação de limites os pais ensinam a criança a respeitar-se e a respeitar os outros. Dizer "não" para uma criança, e ensinar-lhe que ela também pode dizer não quando alguém quiser lhe impor atitudes ou comportamentos. Na medida em que os pais percebem as necessidades da criança, as identificam e as apontam, ela poderá também identificar quais suas próprias necessidades.

            Por exemplo, se uma mãe percebe que seu filho está morrendo de sono e precisa dormir, e ela é firme e lhe disse que é hora de dormir, mesmo que ele resista aos poucos ele poderá identificar seu próprio cansaço e a necessidade do corpo de descansar. Existem muitos adultos que não ouvem as mensagens do próprio corpo, dor, cansaço, fadiga, e passam por cima dos limites do corpo, o que freqüentemente provoca stress e adoecimento. Por outro lado, é comum ouvir as jovens hoje em dia dizerem não saber como dizer "não", a um namorado que deseja ter uma relação sexual.

       Colocar limites não significa privar de liberdade. Quanto mais cedo, os pais colocarem os limites de forma afetiva e com segurança de propósitos menos problemas terão na puberdade e na adolescência, fase na qual as crianças se revoltam contra as imposições desmedidas e transgridem aquilo que é insuportável.

            É importante que os pais dialoguem com os filhos e expliquem quais os propósitos dos limites. Se mesmo assim as crianças não obedecerem, às vezes é necessário colocar sanções, com o intuito das crianças se responsabilizarem pelos atos e pelas suas decisões.

           A tarefa de dizer não, por outro lado, inicia-se desde o nascimento. A importância do "não" e do estabelecimento de limites é fator organizador na formação da personalidade de todo ser humano. Desde ao redor de um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra "não" e o os pais de pronunciá-la.

      As crianças passam pela "fase do negativismo", na qual a criança fala quase compulsivamente a palavra "não", testando sua força diante da autoridade do adulto, pai ou mãe. Com esse comportamento as crianças estão experimentando até onde podem chegar e até onde os pais deixam ir.

      As crianças precisam de regras claras, objetivas e coerentes colocadas com segurança e na hora certa. O estabelecimento de limites não é tarefa fácil, mas muito mais complicado é mantê-los. Ter de enfrentar o choro, resmungos, esperneio e a sensação provocada pela criança de que somos pais "maus" e injustos é difícil de tolerar. É fundamental conhecer quais os recursos mentais da criança em cada faixa etária. Por exemplo, antes dos 4 ou 5 anos é quase impossível esperar que uma criança compreenda e aceite as regras de um jogo. Ela vai querer jogar e ganhar toda vez. Obrigá-la a aceitar regras antes do tempo seria um limite absurdo. Porém, a partir dos 6 anos a criança já terá adquirido a capacidade para aceitar as regras e a vez dos amiguinhos.

           Quando a criança é pequena, ela não sabe o que lhe faz bem e o que é prejudicial para sua saúde; são os pais e professores que aos poucos precisam ir ensinando-lhes estes valores, colocando limites, dizendo "não", para que ela possa apreender por si só e se tornar autônoma, conhecendo seu próprio corpo. Também, para que as crianças entendam a importância dos limites é fundamental, que os pais sejam coerentes, fazendo ou deixando de fazer aquilo que foi proibido para a criança fazer.

       

 Maria Cristina Capobianco é psicóloga e autora do livro “O corpo m off” (Ed. Liberdade). Texto retirado do site: http://www.vilamulher.com.br/familia/filhos/como-colocar-limites-nas-criancas-21395.html

 

REFLETINDO COM OS PAIS

 

Surgem as mordidas...

Como podemos entendê-las?

 

De quando em quando, dentro da dinâmica escolar, o assunto vem à tona: crianças são mordidas e pais ficam preocupados. Na tentativa de ajudar a entender essas manifestações, produzimos este texto sobre características da faixa etária, o contexto onde acontecem as mordidas e qual é a postura da Escola em relação a elas.

 

Até os 2 anos, a criança ainda tem na sua boca uma das grandes fontes de descobertas. Do brinquedo à pedra, passando pela chupeta, tudo ela leva à boca para experimentar e para dela retirar sensações diversas. Chupar, morder, sugar, degustar, emitir sons, inspirar e expirar são ações que dão prazer e também por onde pode relacionar-se com o mundo externo.

Os dentes que estão despontando na gengiva coçam e afligem a criança nesta fase. Outro fato a se considerar é que as crianças até três anos frustram-se com facilidade e têm pouco controle sobre seus impulsos.

No entanto, considerar somente estas características é pouco. É preciso olhar com atenção o contexto em que vive a criança. O próprio fato de ingressar na escola traz consigo vários desafios de adaptação como, por exemplo, sair de um ambiente familiar e seguro para o outro ambiente mais amplo e desconhecido. Tanto o aluno como seus pais estão à procura de uma abertura para mudanças, mas uma certa ansiedade em relação ao novo sempre aparece.

 

Dentro da rotina da escola, em quais momentos aparece a mordida?

Para as crianças desta faixa etária, compartilhar ainda é difícil, já que o outro não é percebido como diferente delas próprias. O outro só existe em função do seu desejo. Na hora da disputa por algum objeto ou pela companhia de alguém, aparece o conflito seguido da sensação de perda. O desconforto deste sentimento é algo que ainda não pode ser compreendido e, na ânsia de livrar-se dessa situação, agem rapidamente usando seu corpo. O corpo é aquilo que lhes é mais conhecido, sobre o que têm algum controle e a boca, o foco de sua expressão. Num instante, acontece uma mordida.

Mais raramente, pode ocorrer de alguma criança ficar muito cansada ou com sono e, também diante deste desconforto, irritar-se e morder.

Há também a mordida como manifestação de contato. Quando começam a despertar para o fato de que existem outras crianças, quando vão se conhecendo melhor e criando vínculos, aparece uma mistura de união e empurrão, beijos e abraços apertados com mordidas e beliscões. Não podemos esquecer que muitos pais dão pequenas mordidas nos filhos como forma de carinho.

A reação do outro é também algo que estão explorando e experimentando. Muitas vezes são surpreendidos por esta reação por não terem a real dimensão da dor provocada. É comum assustarem-se, e chorarem também, junto com o outro.

 

Recadinhos

  • Queridos xodozinhos! Sejam bem-vindos a nossa escola! Aqui tem alegria, aprendizagem e muito amor no coração! - Direção
  • O Xodó, sem dúvida, é o melhor dentro de educação infantil. Amamos as tias, os projetos, tudo. Vocês tem lugar nos nossos corações e na nossa história. - Soraia Pavei
  • Parabéns Xodó, sempre inovando com seus projetos! - Letícia

Centro Educacional Xodó da Tia Joyce

R: Virgulino de Queiroz, 357, Centro - Araranguá/SC
Telefone: (48) 3524-1619 ou (48) 3522-1225